Substâncias Tóxicas

A lista dos elementos e compostos químicos tóxicos utilizados em equipamentos eletrônicos associada aos danos à saúde é um verdadeiro circo de horrores:

scrapeenet_20090503183339th2X.jpg

Chumbo

  • usado em TVs, celulares e computadores - Danos cerebrais, neurológicos e renais, doenças do sangue e comprometimento de fetos. Em altos níveis de exposição causa vômito, diarréia, convulsões, coma e morte.

Mercúrio

  • usado em lâmpadas, displays, telas LCD, chaves e circuitos impressos - Altos níveis de exposição contribuem para danos cerebrais, renais e problemas de desenvolvimento de fetos, podendo contaminar o leite materno e os peixes. A sua ingestão ou inalação causa danos ao sistema nervoso central e aos rins.

Cádmio

  • usado em baterias de celulares, resistores, detetores de infra-vermelho, semicondutores, tubos de TV antigos e alguns plásticos - Sua concentração no organismo é cumulativa e pode causar problemas de rins, danos na estrutura óssea, além de ser cancerígino.

Arsênico

  • usado em celulares - Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso central e pode causar câncer de pulmão.

Belírio

  • usado em placas-mãe de computadores e celulares - Causa câncer de pulmão

Cromo Hexavalente

  • usado na proteção de placas metálicas contra a corrosão - Causa bronquite asmática e deformações do DNA.
  • constituem, em média, 20% do material dos computadores, usados em circuitos impressos e componentes como conectores, gabinetes e cabos - São difíceis de serem separados na reciclagem e, quando queimados, produzem substâncias tóxicas, e, inaladas, causam problemas no aparelho respiratório.

Retardantes de Chamas

  • Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.

Fonte: SVTC (Silicon Valley Toxics Coalition)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License